Grupo FCJ lança a regional FCJ Vale do Paraíba

Lançamento FCJ Vale do Paraíba

Somente no segundo semestre de 2020, a FCJ Venture Builder, a maior rede de Venture Builder da América Latina, lançou suas iniciativas em diversas regiões dentro e fora do Brasil. A StartupWin, primeira franquia de startups do país, o Publicae — uma Government Venture Builder —, a FCJ Europe, sediada em Portugal, a FCJ Finland, entre outros lançamentos, fazem parte desse movimento de expansão. Agora, a FCJ chegou ao Vale do Paraíba, uma das regiões mais promissoras do Brasil.

Num movimento de descentralização, em que hubs de inovação promissores são criados fora de grandes centros tecnológicos, como as capitais São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza, a inovação é levada a regiões brasileiras antes não tão exploradas, como cidades do interior.

E uma região tão rica como o Vale do Paraíba não passaria despercebida pelo Grupo FCJ, que busca fomentar e desenvolver cada vez mais o ecossistema de inovação brasileiro.

Ecossistema de São José dos Campos e região

Dados da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) apontam que a região do Vale do Paraíba é a quinta região do estado que mais investe em tecnologia e inovação. Até janeiro de 2019, mais de R$ 7,7 milhões havia sido injetado em pequenas e médias empresas de tecnologia da região, o que resultou numa movimentação da economia local por meio da criação e modernização de produtos, serviços e operações.

Ainda de acordo com o Desenvolve SP, outros atrativos que destacam a região do Vale do Paraíba são o conglomerado aeroespacial brasileiro, que abriga gigantes da aviação, como Embraer, Boeing e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e a infraestrutura única para startups que a região proporciona. Como resultado, toda a inovação do Vale do Paraíba movimenta um faturamento anual médio de U$S 7 bilhões de dólares e emprega mais de 19 mil profissionais.

Comunidade Parahyba Valley

Em alusão ao Silicon Valley, os empreendedores e fundadores de startups do Vale do Paraíba criaram a Comunidade Parahyba Valley, uma comunidade de inovação com mais de 99 startups ativas, de acordo com dados da Associação Brasileira de Startups.

O objetivo da comunidade é organizar eventos e iniciativas visando uma maior conexão e troca de informações entre os empreendedores, fundadores de startups e até mesmo grandes organizações.

Parque Tecnológico de SJC

Instalado numa área de 188 mil m² e com quase 300 empresas vinculadas a ele, o Parque Tecnológico de São José dos Campos é o maior complexo de inovação do país. De acordo com a instituição, desde sua inauguração, o Parque já recebeu mais de R$ 2 bilhões em investimentos, tanto da iniciativa privada quanto pública.

O que a FCJ traz para o Vale do Paraíba

A missão da FCJ Vale do Paraíba é criar uma Venture Builder que apoie as empresas de inovação da região. Nas palavras de Demian Taili, CEO da FCJ Vale do Paraíba, “a FCJ Vale conecta investidores a startups de alto impacto por meio do modelo Venture Building, que é a forma mais moderna de fomentar inovação, promover o crescimento de startups, gerar retorno para os investidores e contribuir para o desenvolvimento da sociedade”.

Ainda segundo o CEO, “nesse sentido, as startups se beneficiam de estrutura compartilhada, que conta com diversos serviços, tais como apoio jurídico, contábil, marketing, entre outros, além de acesso a uma rede de mentores, a um ecossistema de inovação e a uma metodologia validada no desenvolvimento de negócios inovadores”.

Demian finaliza dizendo que, “por outro lado, sanamos a dor do investidor-anjo, que tem a possibilidade de investir, em conjunto com outros investidores, em um portfólio de startups selecionadas a dedo e que seguem um modelo de Governança Corporativa que aumenta a segurança e diminui riscos”.

Sobre o Grupo FCJ

A FCJ Venture Builder, sediada em Belo Horizonte, é pioneira em inovação quando o assunto é Venture Builder. Fundada em 2013, a organização já expandiu suas atividades para o exterior, atuando nos Estados Unidos, na Finlândia e em Portugal.

O objetivo do Grupo FCJ é fomentar inovação a nível nacional e internacional e transformar comunidades por meio da tecnologia. Sendo a primeira Venture Builder do Brasil, a FCJ seleciona startups continuamente e diminui os riscos para os investidores por meio de um processo de desenvolvimento personalizado para startups.

Nesse sentido, a FCJ atua como co-founder das startups, construindo-as usando seus próprios recursos, o que rompe os modelos correntes de investimento de capital de risco (Angel e Venture Capital), aceleradoras e incubadoras.

Modelos de licenciamento

O licenciamento do modelo Venture Builder da FCJ permite que ele seja utilizado para fortalecer ecossistemas de startups, segmentos de mercado, grandes corporações ou o setor público. Nesse sentido, o licenciamento pode ser feito em quatro modalidades: Regional, Vertical, Corporate ou Government.

1)    Regional

O licenciamento regional permite que se utilize o modelo FCJ para levar inovação a diversas regiões do Brasil e do mundo. Hoje, o Grupo FCJ conta com as seguintes regionais:

●     FCJ Bauru;
●     FCJ Belo Horizonte;
●     FCJ Triângulo;
●     FCJ São Paulo;
●     FCJ CWB;
●     FCJ Vale do Paraíba; e
●     FCJ Rio de Janeiro.

2)    Vertical

O licenciamento do modelo vertical de Venture Builder da FCJ promove o desenvolvimento de segmentos específicos do mercado e a sua conexão à inovação. Até então, fazem parte do licenciamento vertical da FCJ:

●     Saúde Ventures;
●     Construtech Innovation;
●     Energy Nest;
●     Sky Ventures; e
●     2.5 Ventures.

3)    Corporate

A inovação ainda é um desafio para grandes empresas e, para aproximar essas instituições dos ecossistemas de startups, é possível licenciar o modelo Corporate Venture Builder da FCJ, que hoje conta com:

●     Varejo Ventures;
●     Fortune Ventures;
●     Farma Ventures; e
●     NovoAgro Ventures.

4)    Government

O modelo de licenciamento Government permite levar inovação às instituições públicas, conectando demandas da sociedade a soluções inovadoras. Uma licenciada desse modelo é o Publicae.

O número de startups no Vale do Paraíba cresce a cada dia mais, e a FCJ Vale chega para somar esforços nesse ecossistema. Dessa forma, a FCJ visa trabalhar projetos audaciosos, lidar com desafios reais e reduzir as desigualdades, seja de mercado, de competitividade, de oportunidades e de progresso econômico-social.Para conhecer mais a fundo o potencial do Grupo FCJ e as vantagens de contar com a FCJ Vale do Paraíba, não perca o webinar de lançamento, que acontecerá no dia 29/10, às 19h. Inscreva-se!

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

CONTACT US

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?